Professor Edmilson

1. Dados de Identificação

  • Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História (com conexões a Língua Portuguesa e Atualidades)
  • Ano: 3º Ano do Ensino Médio
  • Duração: 4 aulas (50 minutos cada)
  • Tema: As complexidades do mundo contemporâneo e a construção de projetos de vida no século XXI.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

  • Analisar criticamente os principais desafios socioeconômicos, políticos e ambientais do mundo contemporâneo, relacionando-os com a elaboração de projetos de vida conscientes e engajados.

Objetivos Específicos:

  • Identificar e discutir as características da globalização e seus impactos na vida individual e coletiva.
  • Compreender os desafios da sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
  • Analisar as dinâmicas do mercado de trabalho atual e as exigências para o futuro.
  • Refletir sobre a importância da participação cidadã na construção de uma sociedade mais justa.
  • Elaborar um esboço de projeto de vida que contemple aspirações pessoais, profissionais e contribuições sociais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e trabalho em grupo.

3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
    • (EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes narrativas sobre eventos históricos e fenômenos sociais.
    • (EM13CHS102) Analisar a organização de grupos sociais e instituições e seus papéis na transformação e manutenção das dinâmicas sociais, econômicas e políticas.
    • (EM13CHS201) Analisar e avaliar os impactos das diversas formas de produção, circulação e consumo de bens e serviços na vida das pessoas, no meio ambiente e nas relações socioculturais.
    • (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos sociais e ambiente (natural, social, cultural e digital) e as transformações territoriais e culturais.
    • (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética e da moral, suas implicações nas relações pessoais e sociais, e seus reflexos nos discursos e nas práticas individuais e coletivas.
  • Projeto de Vida:
    • (EM13LGG301) Participar de processos de produção e gestão de diferentes manifestações culturais, científicas e tecnológicas, em contextos diversos, como meio de se reconhecer em suas possibilidades e de expandir sua autonomia e protagonismo.
    • (EM13LGG303) Analisar e produzir textos de diferentes gêneros e tipologias, que circulam em diferentes mídias e contextos, para comunicar ideias, informações e reflexões sobre temas sociais, culturais e políticos.

4. Recursos

  • Textos de apoio (artigos de jornais e revistas, trechos de livros de sociologia/filosofia sobre globalização, trabalho, meio ambiente)
  • Vídeos curtos (documentários, TED Talks sobre sustentabilidade, futuro do trabalho, cidadania)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Quadros e marcadores
  • Folhas de papel, canetas, post-its
  • Materiais para criação de painéis ou apresentações digitais (cartolinas, slides, ferramentas de colaboração online)

5. Metodologia (Passo a Passo)

Aula 1: O Mundo Globalizado e Seus Contradições

  1. Acolhida e Sondagem (10 min):
    • Iniciar com a pergunta: “Como a internet e a tecnologia conectam o mundo hoje? O que ‘globalização’ significa para vocês?”
    • Apresentar um vídeo curto que ilustre a interconexão global (ex: produção de um produto, fluxo de informações).
  2. Globalização: Conceitos e Impactos (25 min):
    • Definir globalização (econômica, cultural, informacional).
    • Discutir seus impactos:
      • Positivos: Acesso à informação, diversidade cultural, intercâmbio, avanços tecnológicos.
      • Negativos: Desemprego estrutural, desigualdade social, homogeneização cultural, dependência econômica.
    • Atividade: Em pequenos grupos, pedir que listem exemplos de como a globalização afeta o dia a dia deles (música, comida, produtos, notícias).
  3. Debate Inicial (10 min):
    • Abrir para um breve debate: “A globalização é mais benéfica ou prejudicial para a maioria das pessoas?”
    • Professor atua como mediador, garantindo que diferentes pontos de vista sejam expressos.
  4. Fechamento (5 min):
    • Introduzir o próximo tópico: “Se o mundo está tão conectado, como nossos desafios se tornam globais?”

Aula 2: Desafios Globais: Sustentabilidade e Trabalho no Século XXI

  1. Revisão e Aquecimento (10 min):
    • Retomar a discussão sobre globalização.
    • Perguntar: “Quais são os maiores problemas que o mundo enfrenta hoje?” (Anote no quadro as palavras-chave: clima, poluição, pobreza, saúde, etc.).
  2. Sustentabilidade e Meio Ambiente (20 min):
    • Apresentar o conceito de sustentabilidade (equilíbrio entre desenvolvimento econômico, social e ambiental).
    • Discutir desafios como: aquecimento global, desmatamento, crise hídrica, produção de lixo.
    • Conectar com a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
    • Atividade: Em grupos, escolher um ODS e pesquisar rapidamente (se houver acesso à internet) um exemplo de ação ou problema relacionado a ele.
  3. O Mundo do Trabalho em Transformação (15 min):
    • Abordar as mudanças no mercado de trabalho: automação, inteligência artificial, novas profissões, flexibilização, empreendedorismo.
    • Discutir a importância de habilidades como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade.
  4. **Fechamento (5 min):
    • Sintetizar os desafios apresentados. “Como podemos nos preparar para este mundo complexo?” (Gancho para a aula sobre projeto de vida).

Aula 3: Cidadania, Participação e Protagonismo Jovem

  1. Revisão e Aquecimento (10 min):
    • Retomar os desafios globais e do mercado de trabalho.
    • Perguntar: “Diante de tantos problemas, o que um jovem pode fazer para mudar a realidade?”
  2. O Papel do Cidadão no Mundo Contemporâneo (20 min):
    • Discutir o conceito de cidadania ativa (para além do voto).
    • Explorar formas de participação social: voluntariado, movimentos sociais, ativismo digital, empreendedorismo social.
    • Apresentar exemplos de protagonismo jovem em causas sociais e ambientais (ex: Greta Thunberg, Malala Yousafzai, ou exemplos locais/nacionais).
  3. Roda de Conversa: Minha Contribuição (15 min):
    • Incentivar os alunos a refletirem: “Que causa me toca? O que eu gostaria de mudar no mundo ou na minha comunidade? Como minhas escolhas futuras (profissão, estudo) podem contribuir?”
    • Debate sobre a importância de alinhar valores pessoais com ações e escolhas.
  4. Fechamento (5 min):
    • Lançar o desafio do projeto de vida: “Como tudo isso se conecta com o futuro que vocês querem construir para si e para o mundo?”

Aula 4: Construindo Meu Projeto de Vida

  1. Revisão e Conceituação (10 min):
    • Retomar as discussões das aulas anteriores.
    • Explicar o que é um Projeto de Vida: um plano que integra aspirações pessoais, profissionais, sociais e de bem-estar, considerando os desafios e as oportunidades do mundo. Não é um roteiro fixo, mas uma bússola.
  2. Elementos do Projeto de Vida (25 min):
    • Discutir os componentes de um projeto de vida:
      • Autoconhecimento: O que eu gosto, o que me motiva, quais são meus talentos? (Valores, paixões).
      • Metas Pessoais: Saúde, hobbies, desenvolvimento pessoal.
      • Metas Profissionais: O que quero fazer, que carreira seguir, que habilidades desenvolver?
      • Metas Sociais/Comunitárias: Como quero impactar o mundo, minha comunidade, participar da cidadania?
      • Estratégias e Próximos Passos: O que posso fazer AGORA para começar a construir esse projeto? (Estudar, pesquisar, conversar com profissionais, etc.).
  3. Oficina: Meu Primeiro Esboço de Projeto de Vida (50 min – continua em casa):
    • Distribuir um roteiro simples ou uma folha dividida em seções (Ex: Quem Sou Eu?, Meus Sonhos, Meu Plano de Ação, Minha Contribuição para o Mundo).
    • Os alunos começam a preencher seu próprio esboço de projeto de vida, respondendo às perguntas e traçando metas iniciais.
    • Professor circula, oferece apoio individual e estimula a reflexão.
  4. Compartilhamento e Fechamento (15 min):
    • Alguns voluntários podem compartilhar uma parte de seu esboço (não precisa ser o plano completo).
    • Reforçar que o projeto de vida é dinâmico e pode ser revisado ao longo do tempo.
    • Enfatizar a importância de sonhar, planejar e agir.

6. Avaliação

A avaliação será processual e considerará:

  • Participação ativa nas discussões, debates e atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica dos desafios contemporâneos e suas inter-relações.
  • Compreensão dos conceitos de globalização, sustentabilidade, trabalho e cidadania.
  • Qualidade da reflexão e elaboração do esboço do projeto de vida (não será avaliado o “projeto pronto”, mas o esforço de reflexão e planejamento).
  • Habilidade de pesquisa e argumentação nos trabalhos em grupo.

7. Observações

  • Estimular a pesquisa de exemplos reais de impacto social e profissional na comunidade dos alunos.
  • Convidar profissionais de diferentes áreas ou pessoas que atuam em projetos sociais para conversar com a turma (se viável).
  • Promover visitas virtuais a universidades ou empresas (se houver recursos).
  • A atividade de projeto de vida pode ser continuada em outras aulas ou disciplinas, como um acompanhamento ao longo do ano.
  • Enfatizar que a escola é um espaço de construção do projeto de vida, oferecendo apoio e orientação.

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