Professor Edmilson

Plano de Aula: Construindo a Notícia: Da Pesquisa à Publicação (1º Ano do Ensino Médio) 📰💻


1. Dados de Identificação

  • Disciplina: Língua Portuguesa (com interdisciplinaridade em Atualidades, Sociologia/Filosofia)
  • Ano: 1º Ano do Ensino Médio
  • Duração: 3 aulas (50 minutos cada)
  • Tema: Gênero textual Notícia: Estrutura, Linguagem, Credibilidade e Produção.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

  • Compreender as características e a função social do gênero notícia, desenvolvendo a capacidade crítica para analisar informações e produzir textos jornalísticos.

Objetivos Específicos:

  • Identificar a estrutura da notícia (título, lide, corpo, intertítulos).
  • Analisar a linguagem e os recursos utilizados na construção de uma notícia.
  • Distinguir fatos de opiniões e identificar a objetividade/subjetividade na cobertura jornalística.
  • Discutir a importância da credibilidade das fontes de informação na era digital (fake news).
  • Planejar, pesquisar, redigir e revisar uma notícia sobre um tema atual de interesse dos alunos.
  • Utilizar ferramentas digitais para pesquisa e, se possível, para a diagramação/publicação simulada.

3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

  • Língua Portuguesa:
    • (EM13LP01) Analisar criticamente textos de diferentes gêneros, reconhecendo o propósito comunicativo, o tema e os efeitos de sentido produzidos pelas escolhas feitas.
    • (EM13LP04) Analisar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas de diferentes formas de expressão, de elementos gráficos-visuais e de recursos multimodais em textos de diferentes gêneros e plataformas.
    • (EM13LP05) Analisar criticamente recursos argumentativos e persuasivos utilizados em textos diversos (notícias, artigos de opinião, propagandas etc.), identificando seu impacto na construção de sentidos.
    • (EM13LP11) Produzir, revisar e editar textos orais, escritos e multimodais, para atender a diferentes propósitos comunicativos e contextos de produção, considerando as características do gênero, o público-alvo, o suporte, a mídia, os formatos etc.
    • (EM13LP12) Analisar a organização de textos jornalísticos e argumentativos (notícias, reportagens, artigos de opinião, editoriais etc.) produzidos em diferentes mídias e formatos, identificando seus elementos constitutivos.
    • (EM13LP13) Analisar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de pontuação, prosódia, figuras de linguagem, ironia, ambiguidade, paródia, intertextualidade, uso de tempos e modos verbais.

4. Recursos

  • Jornais impressos (diversos exemplares)
  • Tablets, computadores ou acesso à internet para pesquisa
  • Projetor/TV para exibição de notícias online e vídeos
  • Notícias impressas para análise (com lide, corpo, fotos)
  • Artigos/reportagens sobre “fake news” e credibilidade jornalística (textos curtos ou vídeos)
  • Quadros e marcadores
  • Folhas A4 ou editor de texto (Google Docs, Word) para produção
  • Aplicativos de diagramação simples (opcional, como Canva, para simular uma página de jornal)

5. Metodologia (Passo a Passo)

Aula 1: O Que é Notícia? Anatomia e Função

  1. Acolhida e Sondagem (10 min):
    • Iniciar a aula perguntando: “Onde vocês buscam informações sobre o que acontece no mundo? Qual a diferença entre uma notícia e uma história que alguém te conta?”
    • Distribuir recortes de jornais impressos e pedir para que os alunos folheiem livremente.
  2. Anatomia da Notícia (20 min):
    • Exibir uma notícia bem estruturada em um projetor.
    • Desconstruir a notícia com os alunos, identificando:
      • Manchete/Título: Chamativo, curto e informativo.
      • Lide (Lead): O primeiro parágrafo, que responde às 5 Ws (Who, What, When, Where, Why) e 1 H (How) – Quem, O quê, Quando, Onde, Por que, Como.
      • Corpo da Notícia: Detalhamento dos fatos, com informações em ordem decrescente de importância.
      • Imagens/Legendas: Complementam a informação.
    • Reforçar que a notícia busca a objetividade, focando em fatos e não em opiniões do autor.
  3. Função Social e Tipos de Notícia (15 min):
    • Discutir a função da notícia: informar, alertar, gerar debate.
    • Apresentar diferentes editorias (Política, Economia, Esportes, Cultura, Cotidiano) e como a notícia se adapta a cada uma.
    • Atividade: Em duplas, escolher uma notícia do jornal impresso e tentar identificar as partes da estrutura discutidas.
  4. Fechamento (5 min):
    • Perguntar: “O que vocês acham mais importante em uma notícia?”
    • Anunciar que na próxima aula discutirão a credibilidade e como identificar “fake news”.

Aula 2: Credibilidade na Era da Informação (Fake News)

  1. Revisão e Aquecimento (10 min):
    • Retomar a aula anterior, pedindo que alguns alunos apresentem as partes da notícia que identificaram.
    • Perguntar: “Vocês já viram notícias que parecem estranhas ou que não são verdadeiras? Como vocês descobriram?”
  2. O Fenômeno das Fake News (25 min):
    • Apresentar e discutir o conceito de “fake news” e seu impacto na sociedade.
    • Exibir um vídeo curto ou ler um trecho de artigo que explique como as fake news se espalham e seus perigos.
    • Discutir critérios para verificar a credibilidade de uma notícia:
      • Fonte: Quem publicou? É um veículo conhecido e confiável?
      • Data: É uma notícia atual?
      • Conteúdo: A linguagem é sensacionalista? Há erros de português?
      • Imagens: A imagem é real ou editada/descontextualizada?
      • Comparação: O que outros veículos de imprensa estão noticiando sobre o mesmo assunto?
    • Atividade Prática (se possível com acesso à internet): Apresentar 2-3 notícias (uma verdadeira e uma ou duas potencialmente falsas/sensacionalistas) e pedir para que, em grupos, apliquem os critérios de verificação.
  3. Discussão e Papel do Leitor (10 min):
    • Debater as conclusões dos grupos.
    • Reforçar o papel do leitor como um agente crítico na disseminação de informações.
  4. Fechamento (5 min):
    • Apresentar o desafio para a próxima aula: “Vocês serão os jornalistas! Vamos produzir nossas próprias notícias.”
    • Pedir para pensarem em temas atuais de interesse da turma/escola/comunidade.

Aula 3: Produzindo Minha Notícia

  1. Organização e Escolha do Tema (15 min):
    • Retomar o desafio: “Hoje, cada um vai produzir sua própria notícia.”
    • Dividir a turma em duplas ou trios (ou individual, dependendo do tempo e perfil da turma).
    • Brainstorming de temas: pode ser um evento da escola, um acontecimento no bairro, um projeto da turma, ou um tema de atualidade que eles pesquisaram e consideram relevante.
    • Orientar a escolha de um tema que seja informável (que tenha fatos para serem noticiados).
  2. Planejamento e Pesquisa (20 min):
    • Incentivar a pesquisa: “Que informações precisamos para nossa notícia?” (Lembrar os 5 Ws e 1 H).
    • Orientar a estrutura da notícia (título, lide, corpo).
    • Os alunos podem usar tablets/computadores para pesquisar dados, imagens, ou entrevistas fictícias.
    • Professor circula, tirando dúvidas e orientando a pesquisa e a organização das ideias.
  3. Redação da Notícia (30 min – pode se estender para casa):
    • Os alunos iniciam a redação da notícia, seja em papel ou em um editor de texto no computador.
    • Reforçar a necessidade de linguagem clara, objetiva e uso de terceira pessoa.
    • Estimular a criatividade para o título e a concisão no lide.
  4. Revisão e Apresentação (25 min – pode ser iniciada em sala e concluída na próxima aula, se necessário):
    • Cada dupla/trio faz uma primeira revisão do texto, corrigindo erros de português e verificando a clareza.
    • Os grupos podem trocar suas notícias para que um colega revise a do outro, dando feedback.
    • Apresentação das notícias para a turma (leitura ou simulação de um telejornal/rádio, se houver tempo).
    • Discutir as diferentes abordagens para o mesmo tema, se houver.

6. Avaliação

A avaliação será contínua e processual, com foco na:

  • Participação nas discussões e capacidade de análise crítica de notícias.
  • Compreensão da estrutura e função do gênero notícia.
  • Aplicação dos critérios de credibilidade (na aula 2).
  • Qualidade da produção da notícia:
    • Identificação do tema e relevância.
    • Estrutura da notícia (título, lide, corpo).
    • Objetividade e clareza da linguagem.
    • Coerência e coesão.
    • Ortografia e gramática (conforme o nível esperado para o 1º EM).
    • Engajamento na pesquisa e no trabalho em grupo/dupla.

7. Observações

  • Se houver tempo, as notícias produzidas podem ser compiladas em um “Jornal da Turma” digital ou impresso.
  • Incentivar o uso de ferramentas de checagem de fatos online como complemento à aula sobre fake news.
  • Pode-se trazer jornalistas convidados para conversar com a turma sobre a profissão e o processo de produção de notícias.
  • A escolha dos temas das notícias produzidas pelos alunos deve ser livre, mas com a orientação do professor para garantir a viabilidade e a relevância.

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