Plano de Aula: Construindo a Notícia: Da Pesquisa à Publicação (1º Ano do Ensino Médio) 📰💻
1. Dados de Identificação
- Disciplina: Língua Portuguesa (com interdisciplinaridade em Atualidades, Sociologia/Filosofia)
- Ano: 1º Ano do Ensino Médio
- Duração: 3 aulas (50 minutos cada)
- Tema: Gênero textual Notícia: Estrutura, Linguagem, Credibilidade e Produção.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
- Compreender as características e a função social do gênero notícia, desenvolvendo a capacidade crítica para analisar informações e produzir textos jornalísticos.
Objetivos Específicos:
- Identificar a estrutura da notícia (título, lide, corpo, intertítulos).
- Analisar a linguagem e os recursos utilizados na construção de uma notícia.
- Distinguir fatos de opiniões e identificar a objetividade/subjetividade na cobertura jornalística.
- Discutir a importância da credibilidade das fontes de informação na era digital (fake news).
- Planejar, pesquisar, redigir e revisar uma notícia sobre um tema atual de interesse dos alunos.
- Utilizar ferramentas digitais para pesquisa e, se possível, para a diagramação/publicação simulada.
3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
- Língua Portuguesa:
- (EM13LP01) Analisar criticamente textos de diferentes gêneros, reconhecendo o propósito comunicativo, o tema e os efeitos de sentido produzidos pelas escolhas feitas.
- (EM13LP04) Analisar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas de diferentes formas de expressão, de elementos gráficos-visuais e de recursos multimodais em textos de diferentes gêneros e plataformas.
- (EM13LP05) Analisar criticamente recursos argumentativos e persuasivos utilizados em textos diversos (notícias, artigos de opinião, propagandas etc.), identificando seu impacto na construção de sentidos.
- (EM13LP11) Produzir, revisar e editar textos orais, escritos e multimodais, para atender a diferentes propósitos comunicativos e contextos de produção, considerando as características do gênero, o público-alvo, o suporte, a mídia, os formatos etc.
- (EM13LP12) Analisar a organização de textos jornalísticos e argumentativos (notícias, reportagens, artigos de opinião, editoriais etc.) produzidos em diferentes mídias e formatos, identificando seus elementos constitutivos.
- (EM13LP13) Analisar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de pontuação, prosódia, figuras de linguagem, ironia, ambiguidade, paródia, intertextualidade, uso de tempos e modos verbais.
4. Recursos
- Jornais impressos (diversos exemplares)
- Tablets, computadores ou acesso à internet para pesquisa
- Projetor/TV para exibição de notícias online e vídeos
- Notícias impressas para análise (com lide, corpo, fotos)
- Artigos/reportagens sobre “fake news” e credibilidade jornalística (textos curtos ou vídeos)
- Quadros e marcadores
- Folhas A4 ou editor de texto (Google Docs, Word) para produção
- Aplicativos de diagramação simples (opcional, como Canva, para simular uma página de jornal)
5. Metodologia (Passo a Passo)
Aula 1: O Que é Notícia? Anatomia e Função
- Acolhida e Sondagem (10 min):
- Iniciar a aula perguntando: “Onde vocês buscam informações sobre o que acontece no mundo? Qual a diferença entre uma notícia e uma história que alguém te conta?”
- Distribuir recortes de jornais impressos e pedir para que os alunos folheiem livremente.
- Anatomia da Notícia (20 min):
- Exibir uma notícia bem estruturada em um projetor.
- Desconstruir a notícia com os alunos, identificando:
- Manchete/Título: Chamativo, curto e informativo.
- Lide (Lead): O primeiro parágrafo, que responde às 5 Ws (Who, What, When, Where, Why) e 1 H (How) – Quem, O quê, Quando, Onde, Por que, Como.
- Corpo da Notícia: Detalhamento dos fatos, com informações em ordem decrescente de importância.
- Imagens/Legendas: Complementam a informação.
- Reforçar que a notícia busca a objetividade, focando em fatos e não em opiniões do autor.
- Função Social e Tipos de Notícia (15 min):
- Discutir a função da notícia: informar, alertar, gerar debate.
- Apresentar diferentes editorias (Política, Economia, Esportes, Cultura, Cotidiano) e como a notícia se adapta a cada uma.
- Atividade: Em duplas, escolher uma notícia do jornal impresso e tentar identificar as partes da estrutura discutidas.
- Fechamento (5 min):
- Perguntar: “O que vocês acham mais importante em uma notícia?”
- Anunciar que na próxima aula discutirão a credibilidade e como identificar “fake news”.
Aula 2: Credibilidade na Era da Informação (Fake News)
- Revisão e Aquecimento (10 min):
- Retomar a aula anterior, pedindo que alguns alunos apresentem as partes da notícia que identificaram.
- Perguntar: “Vocês já viram notícias que parecem estranhas ou que não são verdadeiras? Como vocês descobriram?”
- O Fenômeno das Fake News (25 min):
- Apresentar e discutir o conceito de “fake news” e seu impacto na sociedade.
- Exibir um vídeo curto ou ler um trecho de artigo que explique como as fake news se espalham e seus perigos.
- Discutir critérios para verificar a credibilidade de uma notícia:
- Fonte: Quem publicou? É um veículo conhecido e confiável?
- Data: É uma notícia atual?
- Conteúdo: A linguagem é sensacionalista? Há erros de português?
- Imagens: A imagem é real ou editada/descontextualizada?
- Comparação: O que outros veículos de imprensa estão noticiando sobre o mesmo assunto?
- Atividade Prática (se possível com acesso à internet): Apresentar 2-3 notícias (uma verdadeira e uma ou duas potencialmente falsas/sensacionalistas) e pedir para que, em grupos, apliquem os critérios de verificação.
- Discussão e Papel do Leitor (10 min):
- Debater as conclusões dos grupos.
- Reforçar o papel do leitor como um agente crítico na disseminação de informações.
- Fechamento (5 min):
- Apresentar o desafio para a próxima aula: “Vocês serão os jornalistas! Vamos produzir nossas próprias notícias.”
- Pedir para pensarem em temas atuais de interesse da turma/escola/comunidade.
Aula 3: Produzindo Minha Notícia
- Organização e Escolha do Tema (15 min):
- Retomar o desafio: “Hoje, cada um vai produzir sua própria notícia.”
- Dividir a turma em duplas ou trios (ou individual, dependendo do tempo e perfil da turma).
- Brainstorming de temas: pode ser um evento da escola, um acontecimento no bairro, um projeto da turma, ou um tema de atualidade que eles pesquisaram e consideram relevante.
- Orientar a escolha de um tema que seja informável (que tenha fatos para serem noticiados).
- Planejamento e Pesquisa (20 min):
- Incentivar a pesquisa: “Que informações precisamos para nossa notícia?” (Lembrar os 5 Ws e 1 H).
- Orientar a estrutura da notícia (título, lide, corpo).
- Os alunos podem usar tablets/computadores para pesquisar dados, imagens, ou entrevistas fictícias.
- Professor circula, tirando dúvidas e orientando a pesquisa e a organização das ideias.
- Redação da Notícia (30 min – pode se estender para casa):
- Os alunos iniciam a redação da notícia, seja em papel ou em um editor de texto no computador.
- Reforçar a necessidade de linguagem clara, objetiva e uso de terceira pessoa.
- Estimular a criatividade para o título e a concisão no lide.
- Revisão e Apresentação (25 min – pode ser iniciada em sala e concluída na próxima aula, se necessário):
- Cada dupla/trio faz uma primeira revisão do texto, corrigindo erros de português e verificando a clareza.
- Os grupos podem trocar suas notícias para que um colega revise a do outro, dando feedback.
- Apresentação das notícias para a turma (leitura ou simulação de um telejornal/rádio, se houver tempo).
- Discutir as diferentes abordagens para o mesmo tema, se houver.
6. Avaliação
A avaliação será contínua e processual, com foco na:
- Participação nas discussões e capacidade de análise crítica de notícias.
- Compreensão da estrutura e função do gênero notícia.
- Aplicação dos critérios de credibilidade (na aula 2).
- Qualidade da produção da notícia:
- Identificação do tema e relevância.
- Estrutura da notícia (título, lide, corpo).
- Objetividade e clareza da linguagem.
- Coerência e coesão.
- Ortografia e gramática (conforme o nível esperado para o 1º EM).
- Engajamento na pesquisa e no trabalho em grupo/dupla.
7. Observações
- Se houver tempo, as notícias produzidas podem ser compiladas em um “Jornal da Turma” digital ou impresso.
- Incentivar o uso de ferramentas de checagem de fatos online como complemento à aula sobre fake news.
- Pode-se trazer jornalistas convidados para conversar com a turma sobre a profissão e o processo de produção de notícias.
- A escolha dos temas das notícias produzidas pelos alunos deve ser livre, mas com a orientação do professor para garantir a viabilidade e a relevância.

