Professor Edmilson

. Dados de Identificação

  • Disciplina: Língua Portuguesa, História, Artes
  • Ano: 1º Ano do Ensino Fundamental
  • Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
  • Tema: Quem sou eu? Minha identidade, meu nome, minha família.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

  • Promover o autoconhecimento e o reconhecimento da própria identidade e da dos colegas, valorizando as diferenças e as semelhanças.

Objetivos Específicos:

  • Identificar e escrever o próprio nome completo.
  • Reconhecer a importância do nome e sua escrita.
  • Perceber que cada pessoa tem uma história e características únicas.
  • Desenvolver a oralidade ao falar sobre si e sua família.
  • Estimular a coordenação motora fina e a criatividade por meio de atividades artísticas.

3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

  • Língua Portuguesa:
    • (EF01LP01) Reconhecer que as letras são unidades gráficas que compõem as palavras.
    • (EF01LP03) Observar e identificar as letras do alfabeto.
    • (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
    • (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
    • (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • História:
    • (EF01HI01) Reconhecer o próprio nome e sobrenome, identificando seus significados e a importância para a sua identidade.
    • (EF01HI02) Identificar os diferentes grupos dos quais participa e as especificidades das relações estabelecidas em cada um.
  • Artes:
    • (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem) utilizando materiais diversos.

4. Recursos

  • Espelho (um por aluno ou um grande para a turma)
  • Crachás em branco
  • Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
  • Folhas de papel sulfite ou cartolina
  • Fotos de crianças de diferentes etnias e características (para discussão)
  • Livro infantil sobre identidade (Ex: “O Menino que Queria Ser” de Marcelo Xavier, ou “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” de Luciana Esmeralda)
  • Música infantil sobre nome ou identidade (Ex: “Meu Nome” – Palavra Cantada)
  • Letras móveis (opcional)

5. Metodologia (Passo a Passo)

Aula 1: Meu Nome, Minha Marca!

  1. Acolhida e Roda de Conversa (10 min):
    • Iniciar a aula com a música “Meu Nome” (Palavra Cantada).
    • Perguntar: “Quem sabe cantar essa música? Ela fala de quê? Quem sabe o seu nome completo?”
    • Distribuir espelhos pequenos (se disponíveis) ou convidar as crianças a se olharem no espelho grande. Perguntar: “O que vocês veem? Seus olhos, cabelo, sorriso… O que mais?”
  2. A Importância do Nome (15 min):
    • Explorar o conceito de nome: “Por que temos um nome? Para que ele serve? O que aconteceria se ninguém tivesse nome?”
    • Explicar que o nome é parte da nossa identidade, algo que nos torna únicos.
    • Apresentar o próprio nome completo do professor no quadro e explicar o significado (se souber).
  3. Descobrindo Meu Nome (15 min):
    • Distribuir crachás em branco e lápis.
    • Pedir para que cada criança escreva seu próprio nome no crachá, do jeito que souber. O professor deve circular auxiliando individualmente.
    • Incentivar a decorar o crachá com desenhos ou cores.
    • Atividade: Com letras móveis ou no quadro, construir o nome de algumas crianças, reforçando a sequência das letras.
  4. Fechamento (10 min):
    • Pedir que cada criança mostre seu crachá e diga seu nome em voz alta para a turma.
    • Fixar os crachás em um mural ou em suas carteiras.

Aula 2: Quem Sou Eu? Minha História e Minha Família!

  1. Revisão e Aquecimento (10 min):
    • Retomar o conceito de identidade e nome.
    • Iniciar com uma dinâmica rápida: “Vou dizer uma característica e quem se identificar levanta a mão: ‘Quem gosta de desenhar?’, ‘Quem tem um irmão?’, ‘Quem tem cabelo enrolado?'”
  2. Leitura e Conversa sobre Identidade (20 min):
    • Ler um livro infantil sobre identidade e diferenças (ex: “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um”).
    • Após a leitura, promover uma roda de conversa: “O que torna cada pessoa única? Somos todos iguais? No que somos diferentes?”
    • Apresentar fotos de crianças diversas (com diferentes características físicas e etnias) e discutir que, apesar das diferenças, todos são importantes e especiais.
  3. Minha Identidade em Desenho (15 min):
    • Distribuir uma folha em branco para cada criança.
    • Propor a atividade: “Desenhe você!” ou “Meu Autorretrato”.
    • Orientar que desenhem a si mesmas e, se quiserem, elementos que as representam (um brinquedo favorito, um animal de estimação, membros da família).
    • Incentivar a escrita do nome no desenho.
  4. Compartilhamento e Exposição (5 min):
    • Pedir que alguns voluntários mostrem seus desenhos e contem um pouco sobre o que desenharam.
    • Expor os desenhos em um mural da sala, criando uma “Galeria da Identidade”.

6. Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação e o desenvolvimento dos alunos:

  • Participação na roda de conversa: Demonstra interesse em falar sobre si e ouvir os colegas.
  • Reconhecimento e escrita do próprio nome: Observar se a criança consegue identificar e tentar escrever seu nome (considerando o nível de desenvolvimento individual).
  • Compreensão da singularidade: Se a criança demonstra entender que cada pessoa é única e importante.
  • Engajamento nas atividades propostas: Participação nas dinâmicas, desenho e exposição.

7. Observações

  • A complexidade da escrita do nome deve ser adaptada ao nível de cada aluno. Para alguns, copiar o nome pode ser um grande avanço; para outros, escrever sem modelo.
  • Valorizar todas as produções dos alunos, focando no esforço e no processo de autoconhecimento.
  • Reforçar constantemente o respeito às diferenças entre as pessoas.

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