1. Dados de Identificação
- Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História (com conexões a Língua Portuguesa e Atualidades)
- Ano: 3º Ano do Ensino Médio
- Duração: 4 aulas (50 minutos cada)
- Tema: As complexidades do mundo contemporâneo e a construção de projetos de vida no século XXI.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
- Analisar criticamente os principais desafios socioeconômicos, políticos e ambientais do mundo contemporâneo, relacionando-os com a elaboração de projetos de vida conscientes e engajados.
Objetivos Específicos:
- Identificar e discutir as características da globalização e seus impactos na vida individual e coletiva.
- Compreender os desafios da sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
- Analisar as dinâmicas do mercado de trabalho atual e as exigências para o futuro.
- Refletir sobre a importância da participação cidadã na construção de uma sociedade mais justa.
- Elaborar um esboço de projeto de vida que contemple aspirações pessoais, profissionais e contribuições sociais.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e trabalho em grupo.
3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
- (EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes narrativas sobre eventos históricos e fenômenos sociais.
- (EM13CHS102) Analisar a organização de grupos sociais e instituições e seus papéis na transformação e manutenção das dinâmicas sociais, econômicas e políticas.
- (EM13CHS201) Analisar e avaliar os impactos das diversas formas de produção, circulação e consumo de bens e serviços na vida das pessoas, no meio ambiente e nas relações socioculturais.
- (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos sociais e ambiente (natural, social, cultural e digital) e as transformações territoriais e culturais.
- (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética e da moral, suas implicações nas relações pessoais e sociais, e seus reflexos nos discursos e nas práticas individuais e coletivas.
- Projeto de Vida:
- (EM13LGG301) Participar de processos de produção e gestão de diferentes manifestações culturais, científicas e tecnológicas, em contextos diversos, como meio de se reconhecer em suas possibilidades e de expandir sua autonomia e protagonismo.
- (EM13LGG303) Analisar e produzir textos de diferentes gêneros e tipologias, que circulam em diferentes mídias e contextos, para comunicar ideias, informações e reflexões sobre temas sociais, culturais e políticos.
4. Recursos
- Textos de apoio (artigos de jornais e revistas, trechos de livros de sociologia/filosofia sobre globalização, trabalho, meio ambiente)
- Vídeos curtos (documentários, TED Talks sobre sustentabilidade, futuro do trabalho, cidadania)
- Acesso à internet para pesquisa
- Quadros e marcadores
- Folhas de papel, canetas, post-its
- Materiais para criação de painéis ou apresentações digitais (cartolinas, slides, ferramentas de colaboração online)
5. Metodologia (Passo a Passo)
Aula 1: O Mundo Globalizado e Seus Contradições
- Acolhida e Sondagem (10 min):
- Iniciar com a pergunta: “Como a internet e a tecnologia conectam o mundo hoje? O que ‘globalização’ significa para vocês?”
- Apresentar um vídeo curto que ilustre a interconexão global (ex: produção de um produto, fluxo de informações).
- Globalização: Conceitos e Impactos (25 min):
- Definir globalização (econômica, cultural, informacional).
- Discutir seus impactos:
- Positivos: Acesso à informação, diversidade cultural, intercâmbio, avanços tecnológicos.
- Negativos: Desemprego estrutural, desigualdade social, homogeneização cultural, dependência econômica.
- Atividade: Em pequenos grupos, pedir que listem exemplos de como a globalização afeta o dia a dia deles (música, comida, produtos, notícias).
- Debate Inicial (10 min):
- Abrir para um breve debate: “A globalização é mais benéfica ou prejudicial para a maioria das pessoas?”
- Professor atua como mediador, garantindo que diferentes pontos de vista sejam expressos.
- Fechamento (5 min):
- Introduzir o próximo tópico: “Se o mundo está tão conectado, como nossos desafios se tornam globais?”
Aula 2: Desafios Globais: Sustentabilidade e Trabalho no Século XXI
- Revisão e Aquecimento (10 min):
- Retomar a discussão sobre globalização.
- Perguntar: “Quais são os maiores problemas que o mundo enfrenta hoje?” (Anote no quadro as palavras-chave: clima, poluição, pobreza, saúde, etc.).
- Sustentabilidade e Meio Ambiente (20 min):
- Apresentar o conceito de sustentabilidade (equilíbrio entre desenvolvimento econômico, social e ambiental).
- Discutir desafios como: aquecimento global, desmatamento, crise hídrica, produção de lixo.
- Conectar com a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
- Atividade: Em grupos, escolher um ODS e pesquisar rapidamente (se houver acesso à internet) um exemplo de ação ou problema relacionado a ele.
- O Mundo do Trabalho em Transformação (15 min):
- Abordar as mudanças no mercado de trabalho: automação, inteligência artificial, novas profissões, flexibilização, empreendedorismo.
- Discutir a importância de habilidades como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade.
- **Fechamento (5 min):
- Sintetizar os desafios apresentados. “Como podemos nos preparar para este mundo complexo?” (Gancho para a aula sobre projeto de vida).
Aula 3: Cidadania, Participação e Protagonismo Jovem
- Revisão e Aquecimento (10 min):
- Retomar os desafios globais e do mercado de trabalho.
- Perguntar: “Diante de tantos problemas, o que um jovem pode fazer para mudar a realidade?”
- O Papel do Cidadão no Mundo Contemporâneo (20 min):
- Discutir o conceito de cidadania ativa (para além do voto).
- Explorar formas de participação social: voluntariado, movimentos sociais, ativismo digital, empreendedorismo social.
- Apresentar exemplos de protagonismo jovem em causas sociais e ambientais (ex: Greta Thunberg, Malala Yousafzai, ou exemplos locais/nacionais).
- Roda de Conversa: Minha Contribuição (15 min):
- Incentivar os alunos a refletirem: “Que causa me toca? O que eu gostaria de mudar no mundo ou na minha comunidade? Como minhas escolhas futuras (profissão, estudo) podem contribuir?”
- Debate sobre a importância de alinhar valores pessoais com ações e escolhas.
- Fechamento (5 min):
- Lançar o desafio do projeto de vida: “Como tudo isso se conecta com o futuro que vocês querem construir para si e para o mundo?”
Aula 4: Construindo Meu Projeto de Vida
- Revisão e Conceituação (10 min):
- Retomar as discussões das aulas anteriores.
- Explicar o que é um Projeto de Vida: um plano que integra aspirações pessoais, profissionais, sociais e de bem-estar, considerando os desafios e as oportunidades do mundo. Não é um roteiro fixo, mas uma bússola.
- Elementos do Projeto de Vida (25 min):
- Discutir os componentes de um projeto de vida:
- Autoconhecimento: O que eu gosto, o que me motiva, quais são meus talentos? (Valores, paixões).
- Metas Pessoais: Saúde, hobbies, desenvolvimento pessoal.
- Metas Profissionais: O que quero fazer, que carreira seguir, que habilidades desenvolver?
- Metas Sociais/Comunitárias: Como quero impactar o mundo, minha comunidade, participar da cidadania?
- Estratégias e Próximos Passos: O que posso fazer AGORA para começar a construir esse projeto? (Estudar, pesquisar, conversar com profissionais, etc.).
- Discutir os componentes de um projeto de vida:
- Oficina: Meu Primeiro Esboço de Projeto de Vida (50 min – continua em casa):
- Distribuir um roteiro simples ou uma folha dividida em seções (Ex: Quem Sou Eu?, Meus Sonhos, Meu Plano de Ação, Minha Contribuição para o Mundo).
- Os alunos começam a preencher seu próprio esboço de projeto de vida, respondendo às perguntas e traçando metas iniciais.
- Professor circula, oferece apoio individual e estimula a reflexão.
- Compartilhamento e Fechamento (15 min):
- Alguns voluntários podem compartilhar uma parte de seu esboço (não precisa ser o plano completo).
- Reforçar que o projeto de vida é dinâmico e pode ser revisado ao longo do tempo.
- Enfatizar a importância de sonhar, planejar e agir.
6. Avaliação
A avaliação será processual e considerará:
- Participação ativa nas discussões, debates e atividades propostas.
- Capacidade de análise crítica dos desafios contemporâneos e suas inter-relações.
- Compreensão dos conceitos de globalização, sustentabilidade, trabalho e cidadania.
- Qualidade da reflexão e elaboração do esboço do projeto de vida (não será avaliado o “projeto pronto”, mas o esforço de reflexão e planejamento).
- Habilidade de pesquisa e argumentação nos trabalhos em grupo.
7. Observações
- Estimular a pesquisa de exemplos reais de impacto social e profissional na comunidade dos alunos.
- Convidar profissionais de diferentes áreas ou pessoas que atuam em projetos sociais para conversar com a turma (se viável).
- Promover visitas virtuais a universidades ou empresas (se houver recursos).
- A atividade de projeto de vida pode ser continuada em outras aulas ou disciplinas, como um acompanhamento ao longo do ano.
- Enfatizar que a escola é um espaço de construção do projeto de vida, oferecendo apoio e orientação.

