Professor Edmilson

1. Dados de Identificação

  • Disciplina: Geografia
  • Ano: 5º Ano do Ensino Fundamental
  • Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
  • Tema: Ação Humana na Transformação do Espaço Geográfico e Impactos.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

  • Compreender como a ação humana transforma o espaço geográfico e identificar os impactos (positivos e negativos) dessas transformações no ambiente e na sociedade.

Objetivos Específicos:

  • Identificar diferentes formas de ocupação e uso da terra (rural e urbana).
  • Analisar as principais transformações causadas pela ação humana no espaço geográfico (ex: construção de cidades, agricultura, industrialização).
  • Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes dessas transformações (desmatamento, poluição, urbanização, etc.).
  • Propor e discutir possíveis soluções ou atitudes para minimizar os impactos negativos.
  • Desenvolver a capacidade de observar e interpretar paisagens.

3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

  • Geografia:
    • (EF05GE01) Descrever e comparar modificações de paisagens e lugares em diferentes tempos, identificando a natureza e a intensidade dos impactos resultantes.
    • (EF05GE02) Identificar e comparar mudanças nos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
    • (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
    • (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades e no campo, identificando causas (inclusive naturais) e consequências decorrentes de fenômenos sociais e naturais, como a ocupação de encostas e a poluição de rios.

4. Recursos

  • Imagens ou vídeos de paisagens naturais e paisagens transformadas pelo homem (cidades, plantações, indústrias, barragens, etc.).
  • Imagens ou vídeos de impactos ambientais (desmatamento, rios poluídos, lixões, engarrafamentos).
  • Mapas (físico e político do Brasil/estado de PE).
  • Cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor.
  • Projetor/TV.
  • Lápis e caderno para anotações.

5. Metodologia (Passo a Passo)

Aula 1: A Mão Humana na Paisagem

  1. Acolhida e Sondagem (10 min):
    • Iniciar a aula mostrando imagens de paisagens naturais intactas (ex: floresta amazônica intocada, praia deserta). Perguntar: “O que vocês veem nessas imagens? O que elas têm em comum? Há sinais de pessoas?”
    • Em seguida, mostrar imagens de paisagens transformadas (ex: uma grande cidade com prédios, uma área agrícola com plantações, uma fábrica). Perguntar: “E nessas imagens, o que mudou? Quem causou essas mudanças? Para que servem essas mudanças?”
    • Introduzir o conceito de espaço geográfico como o espaço transformado e vivido pelo homem.
  2. Diferentes Usos do Espaço (20 min):
    • Projetar e discutir imagens que representem diferentes usos da terra:
      • Urbano: Cidades (prédios, ruas, carros, hospitais, escolas). Discutir por que as pessoas constroem cidades.
      • Rural/Agrícola: Plantações, criação de animais. Discutir por que as pessoas cultivam e criam animais.
      • Industrial: Fábricas, chaminés. Discutir por que as indústrias são importantes.
      • Mineração: Grandes buracos na terra. Discutir a finalidade e o que se extrai.
    • Enfatizar que todas essas transformações ocorrem para atender às necessidades humanas (moradia, alimento, vestuário, transporte, energia, etc.).
  3. Atividade: “Transforme a Paisagem” (15 min):
    • Dividir a turma em pequenos grupos (3-4 alunos).
    • Distribuir uma cartolina para cada grupo.
    • Pedir para que, em uma metade da cartolina, desenhem uma paisagem natural. Na outra metade, desenhem como essa mesma paisagem poderia ser transformada pela ação humana (ex: uma floresta que vira uma cidade, um rio que ganha uma ponte e casas, etc.).
    • Circular entre os grupos, orientando e estimulando a criatividade.
  4. Fechamento (5 min):
    • Cada grupo apresenta brevemente sua paisagem antes e depois da transformação.
    • Levantar a questão: “Será que toda transformação é sempre boa? Quais problemas podem surgir?” (Gancho para a próxima aula).

Aula 2: Impactos e Soluções

  1. Revisão e Discussão (10 min):
    • Retomar o que foi discutido sobre as transformações do espaço.
    • Perguntar: “Quais problemas ambientais ou sociais vocês já ouviram falar que são causados pela forma como o ser humano usa o espaço?” Anotar as respostas no quadro (desmatamento, poluição, lixo, enchentes, etc.).
  2. Análise de Impactos (20 min):
    • Projetar imagens ou assistir a curtos vídeos que ilustrem os impactos negativos da ação humana:
      • Desmatamento/Queimadas: Perda de habitat, alterações climáticas.
      • Poluição (rios, ar, solo): Doenças, perda de biodiversidade.
      • Acúmulo de Lixo/Lixões: Poluição visual, contaminação.
      • Enchentes/Deslizamentos: Causados por ocupação irregular de encostas ou impermeabilização do solo.
      • Engarrafamentos/Poluição Sonora: Nas grandes cidades.
    • Promover a discussão: “Quem sofre com esses problemas? O que podemos fazer para evitar ou diminuir esses impactos?”
  3. Propostas de Solução (15 min):
    • Manter os grupos da aula anterior.
    • Na mesma cartolina ou em uma nova, pedir para que desenhem ou escrevam soluções e atitudes positivas que podem minimizar os impactos negativos (ex: reciclagem, plantar árvores, economizar água/energia, usar transporte público, consumo consciente).
    • Incentivar a pensar em ações que podem ser feitas na escola, em casa e na comunidade.
  4. Fechamento e Compromisso (5 min):
    • Cada grupo compartilha suas propostas de solução.
    • Professor reforça a importância da sustentabilidade e da consciência ambiental.
    • Desafiar os alunos a escolher uma atitude positiva para praticar em seu dia a dia.
    • Discutir a frase: “Somos parte do problema, mas também somos parte da solução.”

6. Avaliação

A avaliação será processual, observando:

  • Participação nas discussões e debates: Capacidade de expressar ideias e ouvir os colegas.
  • Compreensão dos conceitos: Se o aluno identifica as transformações do espaço e seus impactos.
  • Engajamento nas atividades em grupo: Colaboração na produção dos desenhos e propostas.
  • Propostas de soluções: Clareza e relevância das ideias apresentadas para mitigar os impactos.
  • Interpretação de imagens: Capacidade de analisar e descrever as paisagens apresentadas.

7. Observações

  • Adaptar os exemplos de paisagens e impactos à realidade local da região (Recife/Pernambuco) pode tornar a aula mais significativa para os alunos.
  • Estimular a pesquisa em casa sobre exemplos de impactos ambientais na sua cidade ou bairro.
  • Se possível, realizar uma pequena saída de campo no entorno da escola para observar transformações e impactos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *