1. Dados de Identificação
- Disciplina: Geografia
- Ano: 5º Ano do Ensino Fundamental
- Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
- Tema: Ação Humana na Transformação do Espaço Geográfico e Impactos.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
- Compreender como a ação humana transforma o espaço geográfico e identificar os impactos (positivos e negativos) dessas transformações no ambiente e na sociedade.
Objetivos Específicos:
- Identificar diferentes formas de ocupação e uso da terra (rural e urbana).
- Analisar as principais transformações causadas pela ação humana no espaço geográfico (ex: construção de cidades, agricultura, industrialização).
- Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes dessas transformações (desmatamento, poluição, urbanização, etc.).
- Propor e discutir possíveis soluções ou atitudes para minimizar os impactos negativos.
- Desenvolver a capacidade de observar e interpretar paisagens.
3. Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
- Geografia:
- (EF05GE01) Descrever e comparar modificações de paisagens e lugares em diferentes tempos, identificando a natureza e a intensidade dos impactos resultantes.
- (EF05GE02) Identificar e comparar mudanças nos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
- (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
- (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades e no campo, identificando causas (inclusive naturais) e consequências decorrentes de fenômenos sociais e naturais, como a ocupação de encostas e a poluição de rios.
4. Recursos
- Imagens ou vídeos de paisagens naturais e paisagens transformadas pelo homem (cidades, plantações, indústrias, barragens, etc.).
- Imagens ou vídeos de impactos ambientais (desmatamento, rios poluídos, lixões, engarrafamentos).
- Mapas (físico e político do Brasil/estado de PE).
- Cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor.
- Projetor/TV.
- Lápis e caderno para anotações.
5. Metodologia (Passo a Passo)
Aula 1: A Mão Humana na Paisagem
- Acolhida e Sondagem (10 min):
- Iniciar a aula mostrando imagens de paisagens naturais intactas (ex: floresta amazônica intocada, praia deserta). Perguntar: “O que vocês veem nessas imagens? O que elas têm em comum? Há sinais de pessoas?”
- Em seguida, mostrar imagens de paisagens transformadas (ex: uma grande cidade com prédios, uma área agrícola com plantações, uma fábrica). Perguntar: “E nessas imagens, o que mudou? Quem causou essas mudanças? Para que servem essas mudanças?”
- Introduzir o conceito de espaço geográfico como o espaço transformado e vivido pelo homem.
- Diferentes Usos do Espaço (20 min):
- Projetar e discutir imagens que representem diferentes usos da terra:
- Urbano: Cidades (prédios, ruas, carros, hospitais, escolas). Discutir por que as pessoas constroem cidades.
- Rural/Agrícola: Plantações, criação de animais. Discutir por que as pessoas cultivam e criam animais.
- Industrial: Fábricas, chaminés. Discutir por que as indústrias são importantes.
- Mineração: Grandes buracos na terra. Discutir a finalidade e o que se extrai.
- Enfatizar que todas essas transformações ocorrem para atender às necessidades humanas (moradia, alimento, vestuário, transporte, energia, etc.).
- Projetar e discutir imagens que representem diferentes usos da terra:
- Atividade: “Transforme a Paisagem” (15 min):
- Dividir a turma em pequenos grupos (3-4 alunos).
- Distribuir uma cartolina para cada grupo.
- Pedir para que, em uma metade da cartolina, desenhem uma paisagem natural. Na outra metade, desenhem como essa mesma paisagem poderia ser transformada pela ação humana (ex: uma floresta que vira uma cidade, um rio que ganha uma ponte e casas, etc.).
- Circular entre os grupos, orientando e estimulando a criatividade.
- Fechamento (5 min):
- Cada grupo apresenta brevemente sua paisagem antes e depois da transformação.
- Levantar a questão: “Será que toda transformação é sempre boa? Quais problemas podem surgir?” (Gancho para a próxima aula).
Aula 2: Impactos e Soluções
- Revisão e Discussão (10 min):
- Retomar o que foi discutido sobre as transformações do espaço.
- Perguntar: “Quais problemas ambientais ou sociais vocês já ouviram falar que são causados pela forma como o ser humano usa o espaço?” Anotar as respostas no quadro (desmatamento, poluição, lixo, enchentes, etc.).
- Análise de Impactos (20 min):
- Projetar imagens ou assistir a curtos vídeos que ilustrem os impactos negativos da ação humana:
- Desmatamento/Queimadas: Perda de habitat, alterações climáticas.
- Poluição (rios, ar, solo): Doenças, perda de biodiversidade.
- Acúmulo de Lixo/Lixões: Poluição visual, contaminação.
- Enchentes/Deslizamentos: Causados por ocupação irregular de encostas ou impermeabilização do solo.
- Engarrafamentos/Poluição Sonora: Nas grandes cidades.
- Promover a discussão: “Quem sofre com esses problemas? O que podemos fazer para evitar ou diminuir esses impactos?”
- Projetar imagens ou assistir a curtos vídeos que ilustrem os impactos negativos da ação humana:
- Propostas de Solução (15 min):
- Manter os grupos da aula anterior.
- Na mesma cartolina ou em uma nova, pedir para que desenhem ou escrevam soluções e atitudes positivas que podem minimizar os impactos negativos (ex: reciclagem, plantar árvores, economizar água/energia, usar transporte público, consumo consciente).
- Incentivar a pensar em ações que podem ser feitas na escola, em casa e na comunidade.
- Fechamento e Compromisso (5 min):
- Cada grupo compartilha suas propostas de solução.
- Professor reforça a importância da sustentabilidade e da consciência ambiental.
- Desafiar os alunos a escolher uma atitude positiva para praticar em seu dia a dia.
- Discutir a frase: “Somos parte do problema, mas também somos parte da solução.”
6. Avaliação
A avaliação será processual, observando:
- Participação nas discussões e debates: Capacidade de expressar ideias e ouvir os colegas.
- Compreensão dos conceitos: Se o aluno identifica as transformações do espaço e seus impactos.
- Engajamento nas atividades em grupo: Colaboração na produção dos desenhos e propostas.
- Propostas de soluções: Clareza e relevância das ideias apresentadas para mitigar os impactos.
- Interpretação de imagens: Capacidade de analisar e descrever as paisagens apresentadas.
7. Observações
- Adaptar os exemplos de paisagens e impactos à realidade local da região (Recife/Pernambuco) pode tornar a aula mais significativa para os alunos.
- Estimular a pesquisa em casa sobre exemplos de impactos ambientais na sua cidade ou bairro.
- Se possível, realizar uma pequena saída de campo no entorno da escola para observar transformações e impactos locais.

