Professor Edmilson

PROJETO DE CONTAÇÃO E RECONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PÚBLICO-ALVO: Estudantes dos 3°, 4° e 5° anos do ensino fundamental.

IDEALIZADORES: A gestão e o coletivo de profissionais da escola.

PROFESSORES APLICADORES: EDMILSON

1. TEMA: Contar, recontar e emocionar.

2. JUSTIFICATIVA

            O contar e ouvir histórias remete a uma prática histórica da oralidade, proporcionando aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e acima de tudo, viajar em suas emoções e experiências. Foi a partir dessa ideia que a Escola Municipal, Professor José Décio Filho, incluiu em sua programação a partir de 2019, o Projeto de Contação de Histórias, com estudantes das turmas de 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental.

Nesta perspectiva, ouvir histórias é o início da aprendizagem para formar um leitor, e ser leitor faz-se um caminho infinito de descobertas e compreensão de mundo. Ao contar histórias o contador desenvolve a linguagem oral abrindo caminhos para aprender a falar, escrever, ler textos e contextos, interpretar, pensar e agir, contribuindo para a formação da personalidade e do caráter.

            Portanto, contar, ouvir, interpretar, encenar, é viajar através da imaginação e transcender no despertar para novas leituras de mundo.

3. OBJETIVO GERAL

Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação e a criatividade.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Envolver os estudantes num mundo de fantasias, imaginação e criatividade;
  • Melhorar a interação, comunicação e relações intrapessoal e interpessoal.

5. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para hábitos de leitura. Segundo Busatto (2006, p 74): “A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos e saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, autoestima. Onde as crianças têm prazer em ouvir, e assim alcançar seus objetivos.

Através das histórias o aluno é estimulado a despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997, não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer e fruição, propiciando autoconhecimento e convivência social. isto tudo é possível com uma história contada com muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o fortalecimento das crianças na sociedade, inibindo a violência, contribuindo diretamente para a formação do caráter, da personalidade e, indiretamente para a sobrevivência do ser humano

A contação e recontação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.

            Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias… Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”. 

Entendemos portanto, que quando o professor utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.

Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade de reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno do ser humano.

6. CONTEÚDOS

  • Linguagem oral e escrita;
  • Pintura e colagem;
  • Valores;
  • Família;
  • Movimento;
  • Dramatização.

7. METODOLOGIA

            Para desenvolvimento deste projeto, faremos o percurso através das seguintes técnicas pedagógicas: a) Ir à biblioteca com cada turma para a escolha dos livros; b) Solicitar aos alunos que leiam o livro e façam um resumo das histórias; c) Em seguida, fazer um pequeno resumo do enredo, caracterizando-o como sinopse; d) Identificar o título da história, nome da (o) autora e editora; e) Apresentar em sala de aula para os demais colegas, já escrito e decorados, o título, autor, editora e sinopse; f) Será realizado pelos estudantes leituras sobre os títulos escolhidos em casa durante o mês de junho (com as técnicas de gravar a história lida, e ouvir. Em agosto os áudios serão apresentados ao mesmo tempo em que o aluno lê. No início de setembro, as histórias já decoradas serão apresentadas em pequenos grupos em cada turma. Em sala de aula, com a presença de uma comissão de avaliação, as histórias serão selecionadas, levando em consideração apenas os estudantes que conseguiram decorar as histórias na íntegra; g) Os estudantes selecionados estarão aptos a participar da primeira etapa; h) Para a finalíssima serão classificados três de cada turma. Os critérios para a avaliação segue anexo à ficha de avaliação. As notas iniciam a partir de cinco, podendo chegar a dez; i) Os ensaios serão realizados pelo professores Edmilson e Juliana, com o apoio dos demais profissionais e a gestão.

8. CRONOGRAMA

Junho, agosto, setembro e outubro (Primeira etapa: setembro. Etapa final: outubro) de 2023.

9. RECURSOS: livros de literatura, banner para divulgação do evento, figurinos, caixa de som, computador, microfones, data show, placas de participação na primeira etapa e na etapa final, Prêmios para o 1°, 2° e 3° lugar, de acordo com a avaliação do júri.

10. AVALIAÇÃO

A avaliação será procedida pelos jurados, levando em consideração os critérios a seguir: domínio do texto; entonação de voz; interpretação; criatividade; desenvoltura e postura de palco, conforme a ficha de avaliação em anexo.

Em caso de empate o critério “domínio do texto” será considerado desempate. O candidato que receber maior nota deste item será o vencedor. E, persistindo o empate, o júri se reunirá para o desempate.

11. REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989. 

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006

PRIETO, Heloísa.  Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.

MORAIS, Josè. A Arte de Ler. São Paulo, UNESPE – 1996.

ROJO, Roxane. Letramento múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2004.

_______, Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *